Qual é o melhor tratamento para Transtorno Bipolar?

Artigo: Monoterapia vs. terapia combinada para tratamento de manutenção pós-mania: um estudo de coorte de base populacional

Trabalho publicado em 2019 na revista European Neuropsychopharmacology busca determinar o melhor tratamento de manutenção após uam hospitalização por episódio de mania. Este é mais um daqueles gigantescos estudos nórdicos com dados de mundo real coletados a partir do sistema de saúde deles que é bem digitalizado e unificado.

Os pesquisadores concluem neste estudo que o lítio parece ser a melhor monoterapia, mas com maior taxa de falha que algumas terapias combinadas. Eles defendem ainda, que o esquema de tratamento com menor falha terapêutica seria a combinação de Lítio, Valproato e Quetiapina.

Mas calma! Não se apresse em concordar com eles.

Leia o artigo completo, busque entender com calma o método que utilizaram. Atente-se principalmente aos parâmetros que consideraram falha terapêutica. O gráfico do artigo é bonito e vai atrair sua atenção, mas olhe com carinho as tabelas também e compare individualmente os aspectos que eles estudaram. Depois de refletir com paciência você conseguirá separar o que é dado com viés do que é realmente útil para sua prática clínica.

Dados básicos do artigo:

  • Título: Monotherapy vs. combination therapy for post mania maintenance treatment: A population based cohort study
  • DOI: 10.1016/j.euroneuro.2019.04.003
  • Revista: European Neuropsychopharmacology
  • Ano: 2019
  • Autores: Louise Wingård, Lena Brandt, Robert Bodén, Helle Kieler, Morten Andersen, Johan Reutfors

Gostou do estudo? Então compartilhe com seus colegas e estudem juntos.